26 de set. de 2008

Porque a música é tão importante?


A educação musical na vida das crianças tem uma grande importância para que futuramente esta criança seja um cidadão com caráter e é bem sucedido na vida. A sensibilidade, paciência, autodisciplina, coordenação, memorização e a capacidade de concentração, são qualidades exploradas pela música, onde as crianças que praticaram música levaram para os resto de suas vidas.
O trabalho com a música envolve a criança e o trabalho em grupo faz com ela aumente sua auto-estima e se dedique a colaborar por um objetivo comum entre os músicos do grupo, como em uma orquestra, onde cada músico tem um papel fundamental.
Estudos mostram que os alunos que praticaram música durante a infância tem grande facilidade matemática, além da grande memorial visual e auditiva.
É muito gratificante ser professor de música e poder ver os pequeninos tocando música em seus instrumentos, muitos passam dias na semana estudando o instrumento para poder chegar em aula e mostrar que esta tocando, isto se chama auto gratificação onde só depende dele para alcançar os objetivos e além de tocar para si próprio acaba dando prazer aos seus familiares e próximos.
Defendo a idéia de que não existe DOM, assim como já ouvi diversas vezes, "ah ele tem dom, para a música, você toca bem pois tem Dom pra música". Discordo, pois se formos analisar os chamados "Dons" sempre vermos que são pessoas que estão envolvidas com a música desde pequenos, seja direta ou indiretamente, além de muitas horas de estudo. O renomado professor SUZUKI, dos métodos de ensino Suzuki sempre afirmou que o Dom não existe e ele é desenvolvido por qualquer pessoa, claro existe as pré disposições físicas que podem facilitar a prática mas isto não é dom.
Bom, estou encerrando esta postagem por hoje, peço desculpa por deixar o blog muito tempo desatualizado, mas prometo atualiza-lo mais seguidamente. Comentem e mandem e-mails, pois o debate sobre a educação musical é muito importante.